Investimento em energia sustentável tem força de lei em Barcelona

Barcelona é a primeira cidade europeia que tem meta de implemento de uso de energia térmica alternativa em construções.


A chamada Lei de Energia Solar Térmica determina que 60% do abastecimento de água quente em novas construções e em edifícios que passam por reformas  sejam baseadas em fontes alternativas de calor. Isto fez com que a implantação de projetos de captação de energia solar, que sabemos ser um tipo de energia limpa renovável, de proporcional de baixo custo e principalmente, sustentável, aumentasse considerável e o modelo passasse a ser referência mundial.

Este é mais um motivo pelo qual Barcelona se torna, a cada dia que passa, um dos melhores destinos sustentável para eventos internacionais na Europa. Conforto, segurança, modernidade, além do comprometimento sócio-ambiental, e metas práticas de desenvolvimento sustentável credenciam Barcelona como exelente destino para eventos.

Como resultado, Barcelona aumentou em quase 20 vezes a superfície de painéis solares para aquecimento de água na cidade, passou de 1,1 m²; por mil habitantes em 2000 para 19 m²; por mil habitantes em março de 2005. As licenças solicitadas para a instalação de painéis solares aumentaram de 1.650 m²; em 2000 para 31 mil m²; em 2005.

O objetivo principal da lei é regulamentar a incorporação de captação de energia solar térmica para sistemas de produção de água quente sanitária nos edifícios da cidade, reduzir o consumo de energia e promover a geração de energia de fontes renováveis.

Barcelona comprometeu-se com a criação de 100 mil m²; de painéis solares, que juntos irão reduzir as emissões de carbono da cidade em 15 mil toneladas por ano.

Histórico:

A partir de 1998, uma série de medidas a fim de alavancar a cidade como líder em utilização de energia solar. Tais medidas hoje já contribuiem para que a cidade colha os frutos ambientais, ecológicos e sustentáveis.

Como medidas complementares, a Agência Local de Energia de Barcelona, além de energia solar, iniciou ações de que proporcionaram a melhoria na eficiência da iluminação pública em 59%.

A substituição das lâmpadas tradicionais nos semáforos por LEDs, reduzindo o consumo de energia na significativa proporção de  87%. 

As  consolidação das regulamentações de energia solar de Barcelona, se tornou modelo para outros municípios da região com a aderência de mais de 20 autoridades locais espanholas seguindo o bom exemplo da cidade.

Por Marcelino Faustino dos Santos

Referências:

http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/33

http://www.barcelonaenergia.cat/;
http://www.bcn.cat/;
http://www.c40cities.org/bestpractices/renewables/barcelona_solar.jsp;
http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/barcelona-leader-in-solar-energy;
http://habitat.aq.upm.es/bpes/ceh2/bpes09.html;
http://www.barcelonaenergia.cat/document/Agencia_presentac_eng.pdf

Anúncios

Sobre TIG 2010 - Defesa de Destino - Barcelona - UNI-BH

Defesa de destino - Barcelona sustentável - Expotig 2010 - Uni-BH 2010 - Eventos - Agência Dale! Equipe: Alanna de Cássia Marques André Luiz Pereira de Faria Bruna Cuisse Cássia Cristina Moreira Amaral Fernanda Alves Hoehne Henrique Leonardo Neves de Oliveira Kênia Mara Rocha Luiz Ricardo Figueira Souza Pereira Marcela Oliveira Rodrigues Marcelino Faustino dos Santos Simone Rosa Corrêa Pinto TOPE 1 -2º Semestre - 2010 - UNI-BH
Esse post foi publicado em Barcelona - Defesa de Destino - TIG - 2010, Eventos, Eventos Uni-BH, Expo TIG - UNI-BH - 2010, Expotig 2010, Sustentabilidade, Uni-BH e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s